Filosofia é uma palavra de origem grega, na qual philos significa amigo e sophia sabedoria, portanto amizade pela sabedoria. Originou-se no final do século VII a.C e início do século VI a.C com os gregos e dissipou-se com os povos ocidentais. A filosofia surge então visto que as pessoas presente nessa sociedade já não mais acreditavam fielmente nas explicações dadas pelos mitos ressaltando que não há uma ruptura com o mesmo.
O pensamento grego se divide em 4 fases:
- Período pré-socrático(séc.VII- V a.C.) Problemas cosmológicos. Período Naturalista, o interesse filosófico encontrava -se fenômenos da natureza;
- Período socrático( séc. IV a.C.)-Problemas metafísicos.O interesse pela natureja é integrado pelo interesse ao espírito e são construidos os maiores sistemas filosóficos.
- Período pós-socrático( séc IV a.C. -VI p.C.)-Problemas morais. Surge a preocupação com a ética e moral.
- Período religioso- A religião tomou grandes proporções , a razão não conseguia resolver os problemas que eram estabelecidos na sociedade.
O primeiro período é o de formação, o segundo do apogeu e o terceiro da decadência. Esta filosofia por apresentar-se como forma de argumentação , não possui uma verdade única, esta sim é construída a partir de dúvidas sobre o cosmos. A filosofia representa o aqui e o agora, é uma prática questionável. Enquanto o mito mostra-se inquestionável, para a filosfia o poder do questionamento a cerca dos conhecimentos é o que o estabalece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário